A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 11 de setembro de 2010

DE BARCA D'ALBA À RÉGUA

Concluindo o meu passeio, não posso deixar de publicar algumas fotografias do último dia. Depois de uma noite em Mirando do Douro, quase toda passada a conversar, com os locais, sobre tudo. Nessa conversa também se falou das célebres 40 brasileiras dos bares de alterne, que tiveram que sair de Bragança, depois de uma manifestação de «senhoras casadas», que se uniram pelo prejuízo que as mesmas estavam a motivar nos seus lares: ausência dos maridos e gastos extras dos mesmos. Foi uma coisa inédita, mas o gerente do hotel disse, que isso de pouco valeu, as brasileiras foram para uma localidade espanhola e para chegar lá bastava andar 5 minutos de carro!
O cruzeiro, do último dia visou percorrer o Rio Douro, de Barca d’Alba à Régua, sete horas a navegar, numa zona de plantação de vinha em socalcos, com solares, imensas quintas, uma paisagem de facto fantástica.











Um aspecto curioso foi atravessar as barragens, pelo sistema de oclusas. O barco vem a uma cota superior e depois tem que descer, isso aconteceu na barragem do Pocinho, Valeira e Régua, descidas muito acentuadas, a passar os 30 metros, exigindo muitas manobras da tripulação.



Por um sistema hidráulico o barco vai descendo



E descendo, ficando numa espécie de caixa




Uma outra parede vai abrindo, para o barco passar.

6 comentários:

Yo Neris disse...

Que passeio bacana Manú.
Bjos

Glorinha L de Lion disse...

Oi Manu, eu fiz esse passeio! É realmente encantador, fui até Peso da Régua e passei 7 horas subindo o Douro, do Porto até lá, vi as eclusas, passei nelas tb. Muito lindo....me deu saudades. Bjs

Hugo de Oliveira disse...

Lugar bonito..
abraços

Maria disse...

Tá bom, seguimos o passeio...

Beijo, Manuela.

Unknown disse...

É maravilhoso um dia vou repetir.

Beijo minha querida Manú,eu por cá ando até ao dia 25.

Brown Eyes disse...

Passeio lindo, Barca D'Alva à Régua, foste nos barcos Douro Azul? De Barco nunca fui mas deve ser para não esquecer. Lindas imagens. Beijinhos