A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Há 925 milhões de pessoas com fome crónica no mundo



O número global de pessoas com fome crónica ascende a 925 milhões, revela um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO). As boas colheitas e a descida do preço dos alimentos ajudaram a reduzir a marca dos mil milhões.
De acordo com os dados da FAO, o número estimado de subnutridos em todo o mundo passou, num ano, de 1,02 mil milhões de pessoas para 925 milhões, ou seja, menos 98 milhões (9,6%). A maioria está localizada na Ásia e na África. Ainda assim, o número é "inaceitavelmente alto" e muito acima dos objectivos das Nações Unidas, cuja intenção é reduzir "dramaticamente" o número de pessoas com fome no planeta. "Com uma criança a morrer a cada seis segundos devido a problemas relacionados com a subnutrição, a fome continua a ser a maior tragédia do mundo - e é um escândalo", afirmou o director da FAO, Jacques Diouf.
Segundo a FAO, a estimativa mais baixa deste ano reflecte principalmente os efeitos dos progressos feitos pela China e pela Índia para alimentar as respectivas populações. Mais de 40% dos subnutridos do mundo vivem naqueles dois países. E cerca de dois terços estão no Bangladesh, Indonésia, Paquistão, República Democrática do Congo e Etiópia.
O director da FAO lançou, entretanto, uma campanha para incitar os líderes mundiais a tomar uma atitude firme e urgente contra a fome. Mais de meio milhão de pessoas já assinaram uma,
petição online


http://www.1billionhungry.org/

apelando aos políticos que façam da redução da fome a sua principal prioridade até o final deste ano.
No início do mês, um perito da ONU em direitos humanos apelou aos governos para que cortem no preço dos alimentos, evitando a todo o custo a especulação, com a qual todo o trabalho feito ficaria perdido. E é justamente esse tema que será debatido numa reunião no próximo dia 24 de Setembro.

7 comentários:

Rosane Marega disse...

Beijossss Manu e um lindo final de semana.

Cris França disse...

é uma pouca vergonha!
por parte do povo que não se mobiliza
e por parte do governo que rouba descaradamente da boca dessas pessoas.
somos um mundo egoísta, com má distribuição da renda.
um absurdo, que causa repulsa e nojo na gente. bjs Manu, vamos nos manter conscientes.

Unknown disse...

O que falta é vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome.

Beios minha querida,bom fim de semana.

jurisdrops disse...

Difícil imaginar que haja descaso diante de uma situação tão injusta como essa! Problema crucial de cada um de nós, que habitamos este planeta azul!
Beijos

By Me disse...

FELIZMENTE QUE HÁ MUITA GENTE FURIOSA...EU TAMBÉM...É A MAIOR CANALHICE JAMAIS ASSISTIDA EM TODO O MUNDO...NÃO SEI ONDE ESTÁ A CONSCIÊNCIA DOS QUE PERMITEM SEMELHANTE ATROCIDADE...É MESMO MUITO DESUMANO...E MUITO INJUSTO

BOM FIM DE SEMANA

Lúcia Soares disse...

Manu, uma notícia que precisa ser amplamente divulgada.
Muito triste tudo isso, porque diariamente vemos notícias de balanço de instituições bancárias, financeiras, lojas, etc. com bilhões de lucro anual.
Porque não ajudar mais?
Ou cobrar mais dos governos?
Essa pobreza toda que atinge a África, parte da Ásia, sei lá mais onde, não impede os governantes de serem ricos, milionários.
Há algo de podre o tempo todo na humanidade!
Beijo!

Vivi disse...

Oi Manu
è muito chocante esse número...
é muito chocante vermos a que grau a ganância dos poderosos atinge a ponto de nem se importarem...
o q lhes importa são cifras e lucros!!!
lucros e cada vez nmais!!!
tá faltando mais humanidade!!!
tá faltando Deus nas pessoas !!!
deprimente viu!!!
bjs