A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NOVAS PROFISSÕES PARA DAQUI A 20 ANOS


SHAPE OF THE JOBS, um estudo feito para a CONSULTORA Fast Future.

GESTOR DE NUVENS – No tempo de seca técnicos vão manipular as nuvens e pulverizá-las com iodeto de prata, para provocar chuva.
CIRURGIÃO DE AUMENTO DA MEMÓRIA – Ajudam as pessoas sobrecarregadas com muita informação.
CONSULTOR DE AVATARES – Técnicos desenhadores, criadores e protectores do eu virtual, que podem substituir os professores. Têm que ter experiência em programação, para desenvolver os avatares, e em educação, para ensinar às pessoas como devem interagir com eles.
ARQUITECTO DIGITAL – As empresas vão desenvolver cada vez mais edifícios virtuais – uma nova forma de divulgar produtos e serviços. As cidades vão ganhar novos contornos. É provável que o seu auricular sem fios passe a ter um visor, que lhe mostra em tempo real, a rua onde está.
GERENTE DE ESTAÇÕES DE HIDROGÉNIO – A gasolina será substituída pelo hidrogénio, que passará a ser produzido localmente e exige técnicos especializados.
DESIGNER DE ÓRGÃOS – Daqui a dez anos é possível que os cientistas desenvolvam culturas celulares, para fabricar órgãos artificiais.
AGENTE DE QUARENTENAS – Vigilância das pessoas doentes que não podem sair de casa, Os requisitos são: forte sistema imunitário e resistência à pressão psicológica.
GUIA ESPACIAL – Para guiar turistas ao espaço.
AGRICULTURA VERTICAL – Por falta de espaço é provável que a agricultura se desenvolva na vertical, exigindo técnicas especiais.
RECICLADOR DE URÂNIO – Para converter o urânio das armas nucleares em urânio empobrecido, usado nas centrais nucleares.
ASSISTENTE PESSOAL DE NUTRIÇÃO – Aconselhamento na compra de alimentos para proporcionar as necessidades calóricas diárias.
CONSELHEIRO GENÉTICO – Preparados para prever todo o tipo de doenças, que ajudarão as famílias a tomar decisões sobre o futuro dos filhos.
MECÂNICO DE ROBÔS – Os robôs vão se vulgarizar, qualquer pessoa os poderá ter e serão necessários técnicos para a sua construção e manutenção.
ESPECIALISTA EM INUNDAÇÕES – Com o aumento das alterações climáticas, prevê-se necessidade de especialistas para resgatar objectos pessoais dos desalojados e que transfiram as casas para áreas de maior altitude.
ADVOGADO DE ANIMAIS – Prevê-se que os animais venham a ter os mesmos direitos que as pessoas, portanto vão ser necessários advogados especializados, para os defender dos abusos cometidos.
(Revista:SÁBADO)

7 comentários:

Cris França disse...

ah posso sugerir?

adoçadores e purificadores de agua salgada, uma vez que teremos, muita água, mas pouca potável. bjs

Ana Paula Sena disse...

Interessante, Manuela.

Uma antevisão do futuro, na qual não me custa nada acreditar, pois tudo se encaminha nestas direcções, as aqui indicadas...
Muita reciclagem terão que fazer, entretanto, os profissionais actuais, se não quiserem ficar completamente desactualizados.

Muito obrigada pela divulgação.

Um abraço :)

Tetê disse...

Oi Manuela! Muito bom o seu blog! Vou adicioná-lo nos meus favoritos! Soluções muito criativas e bastante necessárias! Seria bom se a algum gênio da arquitetura construisse uma ponte ligando o Brasil à Portugal. Eu não posso morrer sem ir conhecer essa minha terra mãe! Uma beijoca Tetê - Livre Pensamento

Elaine Barnes disse...

Putz pode crer viu! Ainda concordo com a Cris França,vamos precisar de muitos profissionais nessa área da água e pessoas que tenha usinas de ar puro,pois não termos mais o que respirar rs... Montão de abraços e bjs

Graça Pereira disse...

Não me custa nada a acreditar que será assim e muito mais. Com tantas dificuldades que vão acontecendo, acredito que as mentes privilegiadas estarão atentas para as colmatar com novas profissões.
Minha querida, não leste nada sobre panelas que trazem a comida já feita?
Fazia-me cá um jeitão...
Beijos e uma boa semana
Graça

Glorinha L de Lion disse...

Algumas profissões já estão em extinção mesmo...acho ótima sua ideia de criar algumas de que precisaremos no futuro próximo!
Concordo com a Cris, água vai valer muito e será caríssima!
Beijos.

Manuela Araújo disse...

Estas profissões assustam-me um bocado... o que vale já cá não estarei...