A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 24 de março de 2010

PORTO: CENTRO HISTÓRICO-BOM SUCESSO-RIVOLI


PORTO SENTIDO – RUI VELOSO
http://www.youtube.com/watch?v=ch5DVcZqsu4&feature=related

1 - Uma forma de criar postos de trabalho, levou o Governo a reabilitações, de escolas, de bairros sociais, algumas ruas, aldeias, núcleos históricos…Parece-me uma boa política e que deve continuar, por exemplo: estradas secundárias, tecido urbano, limpeza de florestas…
No Porto 1/3 das casas antigas, no centro da cidade, estão em estado de degradação e a precisar de uma reabilitação. Esta situação tem provocado há alguns anos a desertificação do centro da cidade, que teve uma atenuante com a iniciativa privada de deslocar uma espécie de «movida» nocturna, que trouxe pessoas ao centro. Até aí as pessoas até tinham receio de lá ir à noite, já que na mesma proliferavam marginais e prostituição de ambos os sexos.


2 - Bom Sucesso é um antigo mercado, que começou a declinar com o aparecimento de supermercados e hipermercados. Bom Sucesso e o outro famoso mercado do Bolhão, têm andado em debate, com projectos de alteração. Já várias hipóteses foram avançadas, uma delas transformar o Bom Sucesso num centro Comercial, que ficaria entalado entre 4 outros centros comerciais! Não daria para todos com certeza, já que os existentes à medida que foram aparecendo, só causaram danos aos que já existiam.
Segundo um grupo de arquitectos, onde se destaca Siza Vieira, José Pulido Valente e Manuel Correia Fernandes, o Bom Sucesso faz sentido como mercado. Eu concordo em absoluto, todas as cidades têm o seu mercado popular. Compreendo, como compradora, que é incómodo andar de porta-moedas na mão, paga aqui paga acolá, mas se tornassem isso mais fácil, poderia chamar compradores, embora quando os vícios se entranhem seja difícil mudá-los. A qualquer cidade que vou, gosto sempre de visitar os mercados. O Bom Sucesso, está nas minhas memórias, ia muitas vezes em miúda às compras com a minha mãe.

PRONÚNCIA DO NORTE –GNR
http://www.youtube.com/watch?v=teKOeDNLoUY&feature=related

3 - Filipe La Féria está nos términos da sua utilização do Teatro Rivoli e não se sabe se a concessão vai ser renovada ou não. Eu considero que o Teatro Rivoli nunca deveria ser utilizado para aquele género de espectáculo, para mim aquilo é uma cultura entre aspas, mas concordo que o teatro ligeiro deve existir, porque é cativante para muita gente, inclusivamente para os turistas, que pretendem passar uma noite divertida.
La Féria dentro do género tem apresentado espectáculos de grande agrado para o público, mas aquilo não é cultura, é diversão pura e simples. Obviamente que La Féria é bom director de actores e nesses espectáculos estão bons actores e tem uma equipe técnica de qualidade, mas não é cultura. Cultura não é ter uma boa bilheteira, nem casas de espectáculo a transbordar, cultura é apresentar coisas novas, propostas de risco que incidam mais numa motivação psico-mental, que na gargalhada ou no choro fácil.
La Féria usufruiu de condições especiais, dadas por Rui Rio e Rui Rio não quer despender um chavo para financiar uma cultura só para alguns, segundo disse! Há vários casos de obras fundamentais, que na sua apresentação tiveram grandes pateadas! A decisão tomada relativamente ao Rivoli foi um braço de ferro, entre os portuenses e o presidente de Câmara Rui Rio, mas havendo vários espaços no Porto desocupados, não se podia ter o bom senso, de ceder um outro espaço a La Féria, devolvendo o teatro Rivoli às suas origens? A casa de Cultura que realmente o Porto precisa!?...
ANEL DE RUBI –RUI VELOSO

http://www.youtube.com/watch?v=n64Dwkh4Jyo


3 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Ver essas fotos, me deu uma vontade de ir morar aí...quem sabe vendo tudo, meu marido abre uma empresa de restauro desses imóveis...pois engenheiro especializado tb é...e vou morar aí no Porto? Vontade bem que tenho...se surgisse uma chance..iria sem pestanejar duas veses!
Beijos.

Unknown disse...

Excelente texto, acompanhado de três maravilhosas músicas.

Beijo.

Ana disse...

O Porto merece que o amem ! O teu post é uma forma de o fazer!
Um beijo .