«Através da violência pode matar um assassino, mas não o assassinato.

Através da violência pode matar um mentiroso, mas não a mentira.

Através da violência pode matar uma pessoa odiosa, mas não o ódio.

A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 26 de março de 2010

VAGUEANDO POR PENAFIEL...

Eu dizia que conhecia Portugal de lés-a-lés, o que não é exactamente verdade, passar pelos sítios, ir tomar um café ou almoçar, não é conhecer!...É preciso andar pelas ruas, fazer uma prospecção. Ultimamente é o que ando a fazer. Penafiel que fica perto do Porto, era uma cidade de passagem, parei lá muitas vezes quando ia a Amarante, só que era parar e andar. Eu conhecia muito pouco e fui descobrir uma cidade interessante, com um centro histórico e com riqueza monumental, para se passar lá um dia agradável, sem deixar de lado o aspecto gastronómico característico do Norte, as papas de sarrabulho, os rojões, o bom vinho (um míssil para a minha dieta)...

CÂMARA

PELOURINHO

MUSEU


SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE


IGREJA DA MISERICORDIA

O Museu Municipal de Penafiel, está localizado num palacete setecentista, remodelado pelo arquitecto Fernando Távora e ficou nos cinco finalistas dos prémios Turismo de Portugal, na categoria Novo Projecto Público. Também é candidato ao prémio internacional Museu Europeu do ano EMYA 2010 e ao Museu do Ano 2010, promovido pela Associação Portuguesa de Museologia.
De facto o museu tendo como principais temáticas objectos arqueológicos de escavações locais e a cultura e profissões antigas, está bastante interessante.






8 comentários:

manuel marques disse...

Fotos fantásticos.

"Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país."

Beijo.

ney disse...

Manuela,
Lindos lugares, belas fotos. É gostoso mesmo esse contato maior com as cidades, as pessoas, os cotidianos, cultura etc. O visitante se encanta em conhecer, e o local em falar da sua cidade, e a prosa flui numa perfeita identidade.
Depois que me aposentei fui conhecer mais de perto muitas cidade que via de passagem, e era sempre agradável esse contato. Abraço/ney.

Glorinha L de Lion disse...

Que linda cidade, me fez lembrar a cidade de Ouro Preto, que fica aqui no estado de Minas Gerais...é uma cidade colonial, cheia de ladeiras e muitos prédios históricos...aliás as cidades mineiras são pura história!
Beijos amada amiga, bom fim de semana, e vai fazendo teus passeiozinhos e colocando fotos pra nós, viu ? Segunda não se esqueça ein? Amarele-se!

Memória de Elefante disse...

Belíssimas fotos!
Viajei um pouquinho por Penafiel...


Um beijo

Elaine Barnes disse...

Nossa que beleza de lugares. Puxa, sonho em poder viajar.Aqui no Brasil não conheço nem o norte rs...Parabéns por viver essas maravilhas! Montão de bjs e abraços

Pelos caminhos da vida. disse...

Lindas fotos Manuela, vc me proporcionou uma viagem a Penafiel, obrigada pela partilha.

Fim de semana de luz.

beijooo.

Maria disse...

De vez em quando faço incursões pelo 'país desconhecido'. Mas ainda não passei por Penafiel. O museu parece ser muito interessante...

Obrigada, Manuela.
Um beijo

G I L B E R T O disse...

Manuela

Fiquei extasiado de ver fragentos da terra natal de meu amado paizinho, que está por aí em Lisboa e, portanto, um pedaço de mim mesmo!

Portugal é tão belo e pretendo conhecê-lo brevemente!

Beijos e grato pelas dicas e pelo post culturalmente superior.