A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 26 de março de 2010

VAGUEANDO POR PENAFIEL...

Eu dizia que conhecia Portugal de lés-a-lés, o que não é exactamente verdade, passar pelos sítios, ir tomar um café ou almoçar, não é conhecer!...É preciso andar pelas ruas, fazer uma prospecção. Ultimamente é o que ando a fazer. Penafiel que fica perto do Porto, era uma cidade de passagem, parei lá muitas vezes quando ia a Amarante, só que era parar e andar. Eu conhecia muito pouco e fui descobrir uma cidade interessante, com um centro histórico e com riqueza monumental, para se passar lá um dia agradável, sem deixar de lado o aspecto gastronómico característico do Norte, as papas de sarrabulho, os rojões, o bom vinho (um míssil para a minha dieta)...

CÂMARA

PELOURINHO

MUSEU


SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE


IGREJA DA MISERICORDIA

O Museu Municipal de Penafiel, está localizado num palacete setecentista, remodelado pelo arquitecto Fernando Távora e ficou nos cinco finalistas dos prémios Turismo de Portugal, na categoria Novo Projecto Público. Também é candidato ao prémio internacional Museu Europeu do ano EMYA 2010 e ao Museu do Ano 2010, promovido pela Associação Portuguesa de Museologia.
De facto o museu tendo como principais temáticas objectos arqueológicos de escavações locais e a cultura e profissões antigas, está bastante interessante.






8 comentários:

Unknown disse...

Fotos fantásticos.

"Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país."

Beijo.

ney disse...

Manuela,
Lindos lugares, belas fotos. É gostoso mesmo esse contato maior com as cidades, as pessoas, os cotidianos, cultura etc. O visitante se encanta em conhecer, e o local em falar da sua cidade, e a prosa flui numa perfeita identidade.
Depois que me aposentei fui conhecer mais de perto muitas cidade que via de passagem, e era sempre agradável esse contato. Abraço/ney.

Glorinha L de Lion disse...

Que linda cidade, me fez lembrar a cidade de Ouro Preto, que fica aqui no estado de Minas Gerais...é uma cidade colonial, cheia de ladeiras e muitos prédios históricos...aliás as cidades mineiras são pura história!
Beijos amada amiga, bom fim de semana, e vai fazendo teus passeiozinhos e colocando fotos pra nós, viu ? Segunda não se esqueça ein? Amarele-se!

Anónimo disse...

Belíssimas fotos!
Viajei um pouquinho por Penafiel...


Um beijo

Elaine Barnes disse...

Nossa que beleza de lugares. Puxa, sonho em poder viajar.Aqui no Brasil não conheço nem o norte rs...Parabéns por viver essas maravilhas! Montão de bjs e abraços

Pelos caminhos da vida. disse...

Lindas fotos Manuela, vc me proporcionou uma viagem a Penafiel, obrigada pela partilha.

Fim de semana de luz.

beijooo.

Maria disse...

De vez em quando faço incursões pelo 'país desconhecido'. Mas ainda não passei por Penafiel. O museu parece ser muito interessante...

Obrigada, Manuela.
Um beijo

G I L B E R T O disse...

Manuela

Fiquei extasiado de ver fragentos da terra natal de meu amado paizinho, que está por aí em Lisboa e, portanto, um pedaço de mim mesmo!

Portugal é tão belo e pretendo conhecê-lo brevemente!

Beijos e grato pelas dicas e pelo post culturalmente superior.