SEGUNDO SUGESTÃO DA ANA KARLA, DO BLOGUE, MISTURAÇÃO, http://misturao.blogspot.com/2010/05/chamada.html. HOJE É O DIA DE UMA BLOGAGEM COLECTIVA SOBRE O BULLYING. NÃO SOU NENHUMA ESPECIALISTA SOBRE ESTA SITUAÇÃO E APENAS VOU FORMULAR O QUE PENSO.
Um dos casos mais chocantes de bullying em Portugal, ocorreu há meses. Leandro que tinha 12 anos matou-se, atirando-se ao rio Tua, porque sofria de violência física e psicológica dos colegas na escola.
Há seres frágeis e pacíficos, que não conseguem reagir, quando são perseguidos pela piada e pela agressão, cujo fito é sempre a humilhação, o vexame e a crueldade.
Os ditos fortes e espertos, exibem a sua superioridade, que é equivalente à rudeza e à barbaridade de seres não polidos e, que vêm a vida com uma dicotomia: os fortes e os fracos, os espertos e os palermas, os vencedores e os vencidos. Esta forma de ver a vida, infelizmente às vezes até é incentivada pela própria família. (Não esteja sempre a dizer que o seu filho é muito esperto, que tem muito boas notas, que é o melhor da turma!...)
Estes meninos, depois juntam-se em grupos e dominam o recreio da escola, a rua onde vivem, mais tarde o bairro e por aí adiante, porque têm as características ideias para eventualmente entrarem na marginalidade.
Considero, que deve existir uma ligação forte entre a escola e a família. Parece inadmissível que os pais não conheçam os filhos, que não notem o estado de espírito dos mesmos, se uma criança é demasiado introvertida e fechada, é obrigação dos pais, parar um bocado para a apreciar e fazer perguntas, conhecer os seus amigos. O mesmo se passa quando uma criança é super-activa e fanfarrona. Um pouco de psicologia é sempre o ideal e no caso de dúvidas é sempre útil trocar opiniões com os professores. Poderá argumentar-se, que há pais que não perdem tempo com isso, neste caso o alerta deve ser da professora, também ela deve conhece as crianças.
Penso que se houver de facto um grande empenhamento de parte a parte poderá, não se acabar com o bullying, mas atenuar-se bastante este fenómeno.
O mais importante de tudo é estar atento, dar força de ânimo aos mais fracos e dissuadir os violentos. Em todo o caso nunca deve ser posta de parte a ajuda de um psicólogo.
ESTE É UM PROBLEMA SOCIAL DE TODOS. ESTAR ATENTO É FUNDAMENTAL!
14 comentários:
Esse é um problema grave que deve ser domado!beijos,chica
Os pais devem ficar atentos, pois o comportamento é notável.
Bom dia Manu!
Xeros
Olá,
Também estou participando e olhando todos os que postaram sobre o Tema. Cada qual no seu estilo e muito bom tudo o que li, aprendi muito.
Muita serenidade em seu coração e em seu ambiente.
Abraços
Ola,Manuela.
Que bonito ver essa campanha da querida Ana Karla atravessando os mares e fazendo uma grande corrente do bem.E importante que estejamos sempre alertas contra essa violencia.Grande beijo.zenaide storino.
Uma bela iniciactiva do blog Misturação.Todos, Escola,pais sociedade em geral, devem estar atentos a este fenómeno cada vez mais activo, que provoca mazelas irreversíveis, tanto para o agredido com para o agressor.
Beijo.
Olá Manuela
Fico feliz em ver que a blogagem atingiu também à Portugal. Também estou participando e, como você, refiro-me as corresponsabilidades neste comportamento. Família é fundamental.
bjs
Manuela...
Como professora, digo que seu texto deveria ser estudado em reunião de pais e mestres.
É muito sábio.
Parabéns.
Abraços de alguém que vive no Brasil, que também sofre desse mal.
OI MANÚ TRABALHO NUMA ESCOLA PUBLICA ISSO ACONTECE DEMAIS POR AQUI TENTO FAZER O QUE POSSO PARA DEFENDER OS FRACOS E DISSUADIR OS VIOLENTOS MAS É MUITO DIFICIL VOCÊ ACUDIR TANTOS AO MESMO TEMPO!
SOU UMA GRANDE OBSERVADORA DE RECREIOS!
POR AQUI É MUITO DIFICIL UM VIOLENTO ESCAPAR DE UMAS BRONCAS MINHAS E CONSELHOS TAMBÉM!
SABE PORQUE DURMO TRANQUILA ??PORQUE SEI QUE FIZ MINHA PARTE BEM FEITINHA!
BJIM
É um tema bastante comentado agora que sempre existiu. Acredito sim que para algumas pessoas é insuportável a ponto de crianças se matarem. Um absurdo!Realmente creio que com processos e sendo lei agora,tudo vai melhorar e as pessoas punidas. Montão de bjs e abraços
Este teu texto serve de alerta aos pais e educadores.Aqui também diariamente ouvimos notícias sobre esta violência e está havendo campanha nas escolas e reuniões para orientação e prevenção!
Um beijo
Olá,Manuela, cheguei aqui pelo blog de Maria Teresa, que sempre visita o meu.
Gostei muito do que li aqui, embora se trate de algo tenebroso. O assunto "bulling" é muito sério. Parece um estágio sinistro para... sabe Deus o quê.
Sei é que fazes uma prática analítica social muito importante. Parabéns!
Manuela, também participei da blogagem, convidada pela Ana Karla.
Acho fundamental o cuidado dos pais e da escola.
Mas não acho que seja solucionável a curto prazo. Há anos é uma prática, principalmente nos EUA.
Nem sabia que havia em tão grande proporção aqui no Brasil.
Lamentável, porque criei 3 filhos sem vivenciar um violência assim.
bj
Muito bom teu texto Manu! que coisa isso levar alguém a se matar...pobrezinho...devia ser muito inseguro e muito carente...e os pais nem deviam saber o que se passava....estória triste! Beijos querida!
Está a converter-se em algo frequente, lamentavelmente, mas que pode ter solução se adoptam medidas drásticas, já!
No Infante também levávamos os caloiros à pia baptismal, mas não ia além duma molhadela na cabeça... não dava opção a traumas, não sendo correcto.
Gostei desta exposição.
Abraços
Enviar um comentário