A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 12 de maio de 2010

PAPA BENTO XVI

Hoje comecei bem o dia, «madruguei», levantar-me às 9 horas, para mim é madrugar, anos e anos levantei-me muito cedo e compreendo muito bem o que isso é. Fui tirar uns pontos, que me foram aplicados depois de ter extraído dois dentes. O Dr. tinha dito, nem precisa de marcar consulta. Estive mais de uma hora à espera e tive mesmo que me «abespinhar», parece que só assim se consegue alguma coisa. Primeiro tive que pedir para moderar o ar condicionado, ali sentada há tanto tempo, já estava a ficar gelada! E depois fui dizendo, que se era para aquilo, valia mais ter marcado consulta! A empregada pediu-me desculpa, mas 5 minutos depois entrei e aquilo que fui fazer, demorou 1 minuto! Estar à espera mais de uma hora, para fazer algo que demorava um minuto!?...
Nessa hora lá passada, tinha uma televisão à minha frente, que como é natural só emitia Papa Bento XVI, aliás quase todos os canais portugueses, emitem Papa e ali estive a ouvir, mais do que a ver, a «encherem chouriços», que significa popularmente, debitar «blá-blá e mais blá-blá», para ter alguma coisa para dizer, de uma pobreza confrangedora e sem sair daqueles «lugares comuns» habituais.
Peguei num jornal gratuito para me entreter e mais Papa!
No voo de Roma para Lisboa, Bento XVI disse: «A maior perseguição à Igreja não vem de inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja. A Igreja tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, aceitar a purificação e implorar perdão, sem esquecer a necessidade de justiça». Palavras óbvias depois de tantos escândalos de pedofilia! Mas este reconhecimento de pecado, também não é algo só relativamente ao presente, a Igreja tem que pedir para ser perdoada, por muitas situações, em que foi protagonista ou deu cobertura pelo silêncio. Eu como sou absolutamente contra a Instituição Católica, fico à margem disto tudo, dentro do possível, mas vou reparando em certos factos: num país em crise, onde já são anunciados aumentos de impostos e provavelmente cortes em subsídios, a vinda do Papa vai custar cerca de 75 milhões de euros, o país vai parar e, as prendas ao papa, são demasiado chocantes, para serem referidas! O lema do Papa, nesta vinda a Portugal é «SOB O SIGNO DA ESPERANÇA», é bem aquilo que precisamos, esperança, esperança, esperança....

14 comentários:

Unknown disse...

Assino tv à cabo e assisto a SIC internacional, de vez em quando.

Era só o Papa.


Sou católica por tradição, mas acho que tem imensas falhas na Igreja católica.

Por exemplo, em meu país, quando um padre é acusado de pedofilia, muda-se de paróquia e está resolvido o problemas.

É por essas e outras que quando me perguntam qual a minha religião, atualmente, respondo: Tento ser Cristã.


Um abraço do tamanho do oceano que nos separa.

Cris França disse...

Olhe eu tinha um profundo respeito e admiração por João Paulo II, mas a esse novo Papa ainda não sei o que dizer.

Mas se a pedofilia continuar assim como está a gente vai se perguntar mesmo quem papou quem ( com perdão do trocadilho)

esperança, quero ter

ESPERANÇA
beijos Manu!

Unknown disse...

Manú de acordo com o teu texto,num país em crise e onde se gastam rios de dinheiro, numa visita que deveria ser despida de toda esta pompa, mas vestida de humildade, é triste assistir à agonia de uma esperança.

Unknown disse...

Oi que cabeça a minha.Esqueci-me de te deixar um beijo.

Anónimo disse...

É incrível mas ainda há o poder e a política imperando na Igreja Católica e interferindo no mundo por trás de tudo isso!

Tudo continua igual desde a inquisição!

Um beijo

Lata de Luxo disse...

Ola,Manuela.
Isso pelo qual voce passou no dentista e tipico tambem no Brasil.Penso que seja falta de respeito com o cliente,pois o nosso tempo tambem e valioso.
Quanto ao Papa,estou acompanhando daqui da India a visita dele a Portugal.Pelo menos ele reconheceu os erros da Igreja,coisa que seu antecessor nao fez,e muito me decepcionou.Nao e so a pedofilia,mas tambem casos de padres envolvidos em outros tipos escandalos.Tudo isso deve ser visto a luz da razao e ser tratado dentro da lei,ou seja,cadeia para eles.Grande beijo.zenaide storino.

Laura disse...

Menina; papamos esperança ao pequeno almoço, almoço e jantar, papamosm papas a toda a hora que não tem os nossos problemas, mas, acima de tudo gastamos com um homem podre de rico o que fazia falta a muitas familias nossas e nem para pão têm, enfim, modernices e parvoices que dariam para poupar e dar a quem realmente necessita e muito..

Os pontos? um minuto... e 1 hora á espera, pois..mais valia marcar consulta, para a próxima já se sabe...lixamo-nos sempre ehhhhh. Haja paciência..Beijinho d alaura

Laura disse...

Li agora o manuel marques e isso mesmo, tal e qual... a Igreja de Roma , o vaticano são os mais ricos do mundo! Ah, jesus andava humilde e queria ajudar a todos, parece que não copiaram nada dELE, apenas querem enfiar o barrete...e até conseguem...beijinho, laura

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ESSE SEU AMIGO MANUEL MARQUES Ñ ERRA UM COMENTÁRIO ADORO LER OS COMENTÁRIOS DELE POR AÍ PELOS BLOGS DA VIDA!!
MAS VIM AQUI DIZER QUE ACHO ESSE PAPA MEIO EXIBICIONISTA CONTRA TUDO ATÉ A PÍLULA PARECE QUE QUER UM MUNDO CHEIO DE CRIANÇAS TRISTES E FAMINTAS!!
CRÊDO!!
(Eu gostava muito do papa João do
povo sempre tão tranquilo!)
bjim

Duarte disse...

Como vai a recuperação dessa boca?

Com o panorama que o Papa tem não pode proferir outras palavras, seria para encobrir uma realidade que está aí, é algo palpável.
Esperemos que tudo fique por aqui. Depois de ler "El laberinto de agua" de Eric Frattini, fiquei a saber de umas quantas artes da igreja que tinha começado a desvendar na "La araña negra" de Vicente Blasco Ibañez.

Abraços

Anónimo disse...

A Esperança já teve dias melhores.
Quanto ao Papa não me surpreende a overdose mediática. A comunicação social portuguesa é como os cães. Quando fila qualquer coisa nunca mais a larga.

Astrid Annabelle disse...

Olá Manú!
Boa noite, depois de um dia inteiro sem net...aqui está assim agora...coisas da maravilhosa competência da Telefonica.
Mas vamos ao que interessa...ficar uma hora sentada esperando por um minuto de atendimento!!!!Pensei que estas coisas só aconteciam no Brasil!
Isso é que é ter paciência!

Em relação ao Papa não irei me pronunciar, menos ainda sobre a mídia, de uma pobreza abissal!
Falo assim pois aqui não é diferente...basta acontecer algo um pouquinho diferente para ficarem batendo na mesma tecla por todos os canais!

Por isso prefiro encontrar com duendes no jardim!!!!hehehe
Um beijo gostoso.
Astrid Annabelle

Agulheta disse...

Olá Manu!Em primeiro lugar obrigada pela visita e comentário,esta porta está aberta aos amigos e o que espero que continue.
Sobre esta questão...quer saber,foi ensinada na religião católica,e continuo católica,só tem um senão não pratico,só de longe a longe e quando devo ir,por questão de ética para algumas coisas.Sobre isto,é uma vergonha que se desperdiçe o que dava para tanto,e depois venhem com a lata pedir,para apertar o sinto? Eles que o apertem que cada dia estão mais gordos.Desculpe este desabafo,mas quando o coração salta,nada a fazer,ou não seja do Porto e frontal.
Beijinho
Lisa

Unknown disse...

Os dentinhos já estão OK?
Quanto ao Papa já sabes o que penso. Jesus andava de túnica e descalço o Papa veste sumptuosamente e calça sapatos vermelhos "PRADA".
Percebem isto? Eu não.