A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 2 de maio de 2010

SER FILHA, SER MÃE...

A Virgem, o Menino com Santana - LEONARDO DA VINCI


Sempre existe em mim, aquela ideia que podia ter sido melhor mãe, sempre penso relativamente a tudo «que podia ser um pouco melhor», assim como poderia ter sido melhor filha! Aliás só compreendi em toda a dimensão essa tarefa difícil de ser mãe, quando também fui mãe. Considero que é mais complicado ser mãe, do que ser pai, isto obviamente pensando na minha experiência.
Em minha casa, tive uma mãe a 100%, era «doméstica» (catalogação risível, na altura, dada no BI), mas não estava domesticada! A minha mãe é que me educou e era uma pessoa de SIM e NÃO, castigava-me quando era preciso e, eu claro, gostava mais do pai, que o que queria era paz e sossego. Quando fui mãe, tive que conciliar, trabalho, casa, filhos, no sentido de gerir tudo isto. Era também a mim, que estava «destinado» os «sermões», como os meus filhos diziam, contrariando certos anseios. Ainda hoje eles falam dos meus interrogatórios, a que chamavam policiais. O pai colaborava, mas eu é que sobressaía e era a «má da fita». Nunca me arrependi do que disse, da maneira como o disse e dos castigos que também apliquei, porque o que eu desejava e continuo a desejar, é o bem para eles. É relativamente a isto, que gradualmente fui compreendendo a minha mãe. O que ela desejava era o meu bem, que é o que todas as mães conscientes desejam.
Há tanto a dizer sobre a nossa mãe e sobre o exercício de ser mãe! É o estatuto mais importante na nossa vida!..Contrariamente aos tempos actuais, das prendas de encher o olho, as prendas que eu dava à minha mãe, eram uns papelotes, escritos na escola aludindo ao dia, que naquela altura era festejado a 8 de Dezembro e, as prendas que mais me agradava receber dos meus filhos, eram similares papelotes, que eles faziam, cheios de ternura e de graça.

10 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADOREI ESSE POST TÃO LINDO E VERDADEIRO!
NÓS MÃES SEMPRE QUEREMOS O MELHOR PARA NOSSOS FILHOS MESMO QUANDO PARA ELES NÃO PARECE SER ASSIM!
TAMBÉM JÁ ENTREGUEI MUITOS PAPELOTES PARA MINHA MÃEZINHA TÃO QUERIDA!
BJIM

Unknown disse...

Nos meus tempos de menino não havia infantários e daí não haver esses cartões para oferecer às mães ou aos pais.
O dia 08/Dezembro era um dia normal como outro qualquer, apenas diferente porque era dia santo e o Mano mais novo fazia anos.
Gostaria que o doa das mães continuasse a 08 de Dezembro.
Este acontecimento é muito válido e deverá ser vivido todos os dias, mas nunca comercializa-lo como acontece presentemente.
Quanto à educação dada pelas mães ou pelos pais penso que ambas são válidas e que devem sempre fomentar o carinho e o respeito por ordens e regras que todos devem cumprir.
Não devemos abusar dos castigos, mas de lhes mostrar os próprios erros para que não os repitam.
Uma boa semana e que vivas em pleno esse milagre que é ser mãe.

chica disse...

Liundo e cheio de sinceridade!Bem do jeitinho de família!beijos, parabéns às mamães , onde hoje elas estão sendo festejadas...chica

Astrid Annabelle disse...

Olá Manuela!
Feliz dia das Mães. Aqui no Brasil será comemorado no domingo que vem!
Ser mãe é a arte do coração....não tem jeito!Errando ou acertando fazemos o nosso melhor!
Hoje eu sou a mulher/mãe mais velha da família...minha mãe e a minha avó (que na realidade foi quem me criou na primeira infância) já estão ao lado da Nossa Senhora...é assim que meu neto caçula se refere ao lugar onde estão!
Um beijo alegre
Astrid Annabelle

Maria Josefa Paias disse...

.
Olá Manuela,

Um beijinho especial neste dia e parabéns pelo texto.

Beijinhos :))

Pelos caminhos da vida. disse...

Maravilhoso texto.

Feliz dia das Mães.

Hoje à partir das 18 hrs, meu blog está concorrendo mais uma votação da Copa Blog, conto com seu voto amiga.Essa votação termina dia 05/05 e, depois aguardar a semi- final.

Meu blog é:

http://anamgs.blogspot.com

O site para a votação é esse aqui:

http://dado.pag.zip.net/

Caso não consiga acessar por aqui, o link está no final do post atual meu.

Desde já fico-lhe grata.

Uma semana de muita luz.

beijooo.

Lidia Ferreira disse...

Minha querida vim agradecer sua visita no blog the best, não sei se voce sabe mais esse blog e feito para homenagear os blogueiros , colocando os melhores textos, uma maneira de divulgar seu blog e também fazer a fraternização entre os blogs, para isso basta voce dar sua autorização para eu copiar um texto seu ou voce pode ma enviar por e-mail um link da sua postagem
Bjs

conheça tambem meu outro blog
http:corderosachoque22.blogspot.com.br

Anónimo disse...

Olá Manuela, Feliz Dia das mães! Adorei teu post, é bem assim, a gente sempre quer o melhor para nossos filhos, e só compreendemos nossas mães quando também somos mães. A vida é assim. Apesar de hoje em dia existirem mil presentes para os filhos darem às mães, tenho certeza que eles gostam mesmo é de presentear com coisas simples, do fundo de sua alma. Noto isso pelos meus netos, eles escrevem uma cartinha, fazem um desenho e adoram todo esse carinho que envolve o dar e receber. Beijo amiga, no seu dia, receba e dê carinho!!! É tão bom... Aproveite!!!

Unknown disse...

"E tu, sozinho e pensativo na tua dor, procurarás a tua mãe, e nestes braços esconderás o teu rosto; no seio que nunca muda terás repouso ."

Para ti e para todas as Mães do mundo, o meu obrigado.

Ana Paula Sena disse...

Gostei muito de a ler, Manuela :)

Que todos os dias sejam, para si, uma homenagem à mãe que a Manuela é!

Beijinhos de outra mãe.