Haikai (俳句, Haiku ou Haicai) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objectividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco letras japonesas, e sete letras na segunda linha. Em japonês, haiku são tradicionalmente impressos em uma única linha vertical, enquanto haiku em Língua Portuguesa geralmente aparecem em três linhas, em paralelo.O principal haicaísta foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer desse tipo de poesia, uma prática espiritual.
Este caminho
Ninguém já o percorre,
Salvo o crepúsculo.
De que árvore florida
Chega? Não sei.
Mas é seu perfume.
O velho tanque -
Uma rã mergulha,barulho de água.
De Herberto Helder, tradutor de poesia de diversas culturas antigas:
Primeira neve:
Bastante para vergar as folhas
Dos junquilhos.
Festa das flores.
Acompanhando a mãe,
Uma criança cega.
Monte de Higashi.
Como o corpo
Sob um lençol.
Ah, o passado.
O tempo onde se acumularam
Os dias lentos.

Eugénio de Andrade, poeta que nunca se integrou em qualquer movimento literário específico, caracteriza-se pelo valor dado à palavra, à imagem, à musicalidade, aproximando-o, entre outros, do simbolismo de Camilo Pessanha. Tende a rejeitar os dualismos da cultura ocidental, representando o Homem como um ser integrado numa realidade colectiva. Surge por vezes a analogia entre as idades do homem e as estações do ano e, através de descrições ou evocações físicas, tenta versar a plenitude da vida, a pluralidade dos instantes. São muitos os poemas breves ou de versos curtos, aparentemente simples, mas de grande profundidade:
Tocar um corpo
e o ar
e a língua de neve.
Tocar a erva
mortal e verde
de cinco noites
e o mar.
Um corpo nu.
E as praias fustigadas
pelo sol e o olhar.
Tocar um corpo
e o ar
e a língua de neve.
Tocar a erva
mortal e verde
de cinco noites
e o mar.
Um corpo nu.
E as praias fustigadas
pelo sol e o olhar.

Albano Martins, tem-se distinguido particularmente no campo da poesia, do ensaio e da tradução. A sua obra poética caracteriza-se pelo encontro equilibrado entre a contenção (forma breve e linguagem depurada) e o poder imagético da palavra (suas inúmeras possibilidades associativas e metafóricas): “O ritmo / do universo/ cabe,/ inteiro,/ na pupila/ dum verso.” Em 1995, editou poesia haiku de sua autoria, sob o título “Com as flores do salgueiro – Homenagem a Bashô”. Aqui se transcrevem algumas composições:
Um pássaro
no ninho: uma gaiola
perfeita.
Crepúsculo. Gaivotas
em repouso velam
o cadáver do sol.
Uma concha bivalve:
borboleta do mar,
de asas fechadas.
Jogo de sedução
entre o vento e as folhas.
Prazer volátil.
Juncos em movimento.
Os cabelos da água
penteados pelo vento.
Borrão azul
na brancura da página:
o poema.
Um pássaro
no ninho: uma gaiola
perfeita.
Crepúsculo. Gaivotas
em repouso velam
o cadáver do sol.
Uma concha bivalve:
borboleta do mar,
de asas fechadas.
Jogo de sedução
entre o vento e as folhas.
Prazer volátil.
Juncos em movimento.
Os cabelos da água
penteados pelo vento.
Borrão azul
na brancura da página:
o poema.


4 comentários:
Gosto muito de pequenos poemas. Beijos.
Ah! O passado
O tempo onde se acumularam
os dias lentos...
Maravilhoso isso, Manuela!
Grato!
Já tentei escrever Kaikai ou Kaiku, mas toda a minha obra resumiu-se a uma unica composição, já publicada em nel mezzo del cammim.
Não tenho na sintese a força do meu texto!
Abraços, mon ami!
Tudo por aqui sempre transpirando sensibilidade e, acima de tudo, inteligencia!
Dificil ver espaços que pingam e respingam inteligencia como este cá teu, mon ami!
Estejas bem nesta noite e em todas as demais!
Caros Amigos,
De facto aprecio o Haikai, considero que se podem trnsmitir ideias/pensamentos/sentimentos...muito importantes, de forma breve. Quando a poesia é longa pode-se ir perdendo, geralmente obriga a mais de uma leitura, duas ou três frases entram completamente. Isto até me faz lembrar publicidade/marketing, a força de um slogan, quando é bem feito. Não estou a excluir dos meus gostos a poesia longa, porque considero que esta tem a vantagem de criar um ambiente cativante, à medida que vai avançando com mais promenores.
Beijinhos,
Manuela
Haikai
é uma das formas de poetizar das quais mais admiro, talvez pela minha inquietude da abstração na palavra e a contemplação dela própria, a palavra.
Poderia ser tbm a magia oriental em tudo, sempre havendo equilíbrio no encontro, com o impar... 3,5,7
Este eu desejava ter propriedade para construção.
Bjinhos Manu
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