A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UM PASSEIO AGRADÁVEL...























Situado no interior da majestosa Mata do Buçaco, conjunto arquitectónico, botânico e paisagístico único na Europa, o Palácio do Bussaco, é um expoente máximo do Neo-Manuelino, ao gosto ecléctico da época. Interiores neo-manuelinos e neo-renascença, estes últimos saídos da Escola Livre das Artes do Desenho, fundada em 1878, em Coimbra, por António Augusto Gonçalves. Tem um importante acervo de escultura e pintura de mestres portugueses da viragem do século. Época de construção séc.XIX.

Encomendado pelo Rei Dom Carlos I e executado pelo arquitecto Italiano Luigi Manini, este pavilhão de caça construído entre 1888 e 1907 trata-se de um pastiche da arte neomanuelina onde se reconhece o perfil da torre de Belém e a decoração Manuelina dos Jeronimos em Lisboa e do Convento de Cristo em Tomar, no interior a decoração é da mesma forma exuberante estando as paredes cobertas de painéis de azulejos de autoria de Jorge Colaço que representam episódios de "Os Lusiadas" e cenas de batalhas históricas Portuguesas, aqui decorreram alguns encontros amorosos entre Dom Manuel II e a sua amante uma bailarina de cabaret Francesa, actualmente é um hotel de luxo, para alguns.

1 comentário:

Xantipa disse...

Olá, Manuela.
Obrigada pela visita e aqui estou a dar a minha opinião, como me pediu.
Qualquer blogue é bom, desde que o seu autor assim o considere e os seus visitantes também.
Visitar um blogue é como visitar alguém em sua casa.
Gosto muito da música e dos posts sobre livros e passeios, bem como a preocupação com os direitos humanos. E os desabafos também fazem parte.
Espero que continue e eu voltarei!
Um abraço